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Informatizando e administrando

A tecnologia tornou-se uma grande aliada na vida das pessoas, principalmente nas empresas e vem atuando de forma intensa no mundo.

Por Master GT dia em Dicas e Notícias

Informatizando e administrando

Com a globalização na nova era da informação, os resultados de processamentos, manipulação e organização de dados, cresceram de tal forma que representaram uma modificação quantitativa e/ou qualitativa no conhecimento do sistema que a recebeu, tornando-os mais dinâmicos, pois sem o auxílio da informática seria impossível acompanhá-las.

Na administração não é diferente, com o dinamismo no âmbito empresarial, que traz um direcionamento conclusivo em questões estratégicas, no auxílio da tomada de decisão. Outra posição que atinge as empresas é a incerteza na questão do bom relacionamento com seu cliente, fidelização e feedback positivo, são as vertentes mais almejadas para uma parceria duradoura.

Hoje, o grande diferencial que a empresa pode ter segundo especialistas no assunto, é a sua carteira de clientes, usando um conjunto de práticas estratégicas de negócios voltadas para o cliente conhecida também como CRM (Custome Relationship Management) ou Gestão de relacionamento com Cliente. Gerir uma carteira de clientes significa lidar com técnica e eficiência com os diversos momentos e estágios da relação com o cliente na empresa, e as que tem um banco de dados de clientes apresentam um significativo diferencial entre as demais. Os canais abertos para a relação com o cliente ultrapassam fronteiras a ponto da empresa estar conectada 24hrs por dia através do Marketing, Web Marketing, E-commerce (Comércio Eletrônico), no B2C (Business-to-Customer - é o comércio conectado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final), B2B (Business-to-Business - é o nome dado ao comércio associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas). Essas ferramentas, auxiliam os empresários e administradores para que tenham maiores possibilidades de tornarem-se vencedores no mercado atual.

Como e por que informatizar? A pergunta nos remete a otimização dos processos da empresa e assim conseguir maior desempenho em relação ao todo. A empresa deve seguir a mesma linha de raciocínio administrativo nas atividades que estão dando certo e dar mais atenção aquele seguimento de sua atividade que está perdendo mercado, pois poderão controlar de maneira mais objetiva e precisa, para que se reduzam custos e aumentem os lucros. A informática não vem para modificar a forma de administrar, pelo contrário, ela pode ser um auxilio decisivo que viabiliza a questão da rapidez e agilidade no ganho de tempo e precisão comercial. O foco de suma importância é saber onde atingir e o que atingir, e as empresas que não assumirem essas características em pouco tempo estarão fora do mercado.

O mercado tende a mudar junto à economia e os novos seguimentos surgem. Redução de custos é imprescindível para as empresas e seria o ponto chave na administração. Uma nova tendência em questão é o surgimento do e-commerce (comercio eletrônico) que segundo estimativas da câmara de comércio eletrônico constituiu cerca de 35% do mercado atacado e varejo até 2009. As previsões mais conservadoras estão indicando taxas anuais de crescimento, para o futuro próximo, acima de 45% na escala mundial. Com o B2B relação empresa direta com fornecedor, e B2C relação direta com consumidor, vem crescendo a cada dia e o empresário tem fácil acesso ao consumidor e fornecedor reduzindo custos com espaço físico, deslocamento através de lojas virtuais ou recursos como o web Marketing, SEO, mala direta, Marketing viral e Hot site, que justifica um retorno em economia com propaganda de 40% para as empresas.

Na era da informação é importante estar antenado para as mudanças que rapidamente acontecem no mundo dos negócios. É fundamental também manter-se atualizado e aplicar as ferramentas certas no seu planejamento estratégico, conseguindo assim um diferencial no mercado ao se destacar dos seus concorrentes. Pense nisso!

Getilio Dias - Especialista em Gestão de Sistemas

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